Verão significa Festivais

Festivais de Verão / Summer Festivals

O verão chegou e com ele as férias e o sol. É tempo de agendar o que fazer e são muitos os que programam as férias e ocupação dos tempos livres em função dos festivais de música. E a escolha não podia ser melhor. Por terras portuguesas existem festivais para todos os gostos e estilos, o difícil é mesmo escolher. Do pop-rock à world music, do jazz ao trance, é possível encontrar tudo. Por isso, escolhe a música, reúne os amigos e vai viver novas histórias para contar mais tarde.

Portugal tem-se vindo a afirmar nos últimos anos como nome a ter em conta nos festivais de verão. São inúmeras as publicações internacionais que nas suas razões para visitar o país incluem um festival de verão, ou vários. A mais recente a fazê-lo foi a Time Out London que apontou o NOS Alive como uma das razões para visitar Lisboa. Este é um festival mais urbano, que começa hoje com um cartaz que todos os anos “é o melhor de sempre”. Lisboa e Porto são aliás as cidades que mais têm beneficiado dos festivais de verão nos últimos anos. Em Lisboa os grandes destaques são o NOS Alive e o Super Bock, Super Rock. No Porto, o NOS Primavera Sound, que já aconteceu, e o MEO Marés Vivas.

Ainda pelo norte, e com bastante tradição, há o Vodafone Paredes de Coura na praia fluvial de Taboão que combina um cenário idílico da natureza com música num estilo menos comercial; e o Carviçais Rock em Moncorvo que organiza este ano a 13º edição. Caminhando para sul, o Bons Sons em Cem Soldos, exclusivamente dedicado à música portuguesa. Numa onde mais de mar, o MEO Sudoeste na Zambujeira do Mar e o Músicas do Mundo em Sines. A grande vantagem destes dois últimos é que a praia é apenas alguns metros de distância. Se ao falar de praia, o pensamento é Algarve, então lá existe o Festival Med, em Loulé, que alia diversas manifestações artísticas inspiradas na cultura dos países mediterrânicos. E estes nomes são apenas algumas referências.

E o bom de todos eles é que não é só através da música que podes vivê-los. São tantas as atividades que podes organizar. Se o cenário é natureza, junta os amigos e organiza um passeio de bicicleta, trekking ou canoagem. Com o mar, o cenário muda e as atividades também, ou não, as anteriores também podem ser feitas. Mas é uma excelente oportunidade para mergulhos, aulas de surf, bodyboard ou outro qualquer desporto aquático. No final, o importante mesmo é não ficar parado e aproveitar o tempo livre com os amigos.

Música, sol, boa gente e festa pela noite dentro, esta é a promessa dos festivais portugueses, sejam eles no norte ou sul do país. Por isso, aproveita.


Deixar uma resposta

@scale2go 2016