Surfar a Onda Perfeita

Surf

Surf começou como um desporto de elite no Havai. Todos podiam ver os surfistas no conforto do areal, mas apenas um grupo restrito podia desafiar o oceano e apanhar a onda perfeita. Com o passar dos anos, tornou-se num desporto popular e hoje é para todos e pode ser praticado um pouco por todo o mundo onde haja ondas. Mais do que um desporto, o surf é um estilo de vida, e aqueles que o praticam, descrevem a capacidade de surfar uma onda como uma experiência que muda vidas.

Se queres surfar, garante que tens o equipamento adequado, pratica os passos básicos e depois atira-te ao mar e apanha umas ondas. Parece simples, e até pode ser para alguns, mas não para todos. Surfar é mais do que ficar de pé em cima de uma onda, é respeitar o mar. Sempre em constante mudança e nunca sob o nosso controlo, o mar exige que todos os surfistas aprenda depressa como interpretar as mudanças e agir em conformidade, ou tranquilamente deixar seguir. O prémio por este comportamento é conseguir apanhar a onda perfeita. Se não sabes como fazer tudo isto, deixa-nos dar-te umas dicas.

O primeiro passo é escolher o equipamento certo. E isso pode ser feito numa das muitas lojas de surf que existem um pouco por todas as praias portuguesas. E não precisas de comprar, podes só alugar. Softboards são mais leves, resistentes e a escolha ideal para principiantes. O teu peso e altura são importantes para a escolha da prancha. E a equação é simples: quanto mais pesas, maior tem que ser a prancha, e o contrário. Depois de teres a prancha, é altura de escolher o fato. Não é obrigatório usar, mas se preferes, escolhe. Os fatos ajudam o corpo a manter-se quente. Também podes pedir cera para a prancha e a fita (leash) para que não te separes da prancha.

Hoje em dia, escolas de surf são bastante comuns, e por isso não precisas de aprender sozinho/a. Podes agendar umas aulas e aprender com um profissional. E é muito importante praticar com a pessoa certa. E não se começa logo na água, mas sim na areia. Antes de te molhares, pratica as remadas levantar e ficar em cima da prancha corretamente. Sim é possível ir diretamente para a água, mas ficas frustrado/a rapidamente, e não te divertes, por isso tira algum tempo para praticar na areia primeiro. E usa também este tempo para falar com o instrutor e conseguir algumas dicas importantes.

Também muito importante é aprender algumas regras básicas de conduta. Apenas algumas indicações básicas que te irão ajudar a ter uma primeira experiência positiva e divertida. E quais são estas regras? Respeita o direito de passagem, se alguém está a remar mais perto da onda, chegou primeiro, logo a onda é dele, ele tem o direito de passagem. Se alguém está já a surfar a onda, não remes também para apanhar. É uma falta de respeito para o outro surfista e pode causar acidentes.

Agora que já sabes algumas dicas, escolhe o teu spot, rema e espera pela onda perfeita. Se não a apanhas à primeira, não te preocupes. Vais cair muitas vezes, é natural, mas não desistas. O importante é aproveitar o mar e passar um bom momento.


Deixar uma resposta

@scale2go 2016