Pedalar pela cidade do Porto

Ciclovias Norte - scale2go

O tempo não tem estado convidativo para atividades ao ar livre, mas cada vez mais as pessoas optam por fazer programas fora de quatro paredes, e não apenas por questões económicas. As opções para atividades ao ar livre são cada vez maiores e uma que tem vindo a ganhar muito terreno é a ciclovia. Sabes quantas há no Porto?

Andar de bicicleta está na moda e é uma excelente atividade para um fim de tarde ou para um passeio de fim-de-semana. E é fácil organizar uma atividade deste género, não só porque pela scale2go facilmente consegues definir todos os detalhes, mas também porque a cidade do Porto tem diversas ciclovias. A mais conhecida talvez seja a que percorre toda a zona marítima. Inaugurada em 2007, a ciclovia da Foz prolonga-se por toda a marginal Atlântica e pela Foz do Rio Douro, contabilizando um total de 4,8km.

Em 2009 juntaram-se duas novas rotas, a da Ribeira da Granja e o Viaduto da Prelada. A 1ª contempla um percurso de 4,5km e cruza alguma das vias mais movimentadas da cidade, unindo o Parque da Cidade ao Jardim do Calém. Estando no Parque da Cidade, podes sempre pedalar por lá, e se o fizeres percorres 9,8km, lado a lado com áreas arborizadas e lagos. O Viaduto da Prelada é a ciclovia mais pequena da cidade, tendo apenas 1,2km.

A pedalar junto com estas, há ainda a ciclovia da Boavista e a do Pólo Universitário. A 1ª tem um percurso de 1,7km e une a Rotunda do Castelo do Queijo à Rua Miguel Torga. A principal vantagem desta ciclovia é que tem ligação à ciclovia da Foz e à da Ribeira da Granja. A 2ª serve os estudantes e é a mais recente da cidade. Não é muito larga, mas serve uma área importante da cidade.

Estes são só exemplos na cidade do Porto, mas um pouco por todo o país o número de ciclovias tem vindo aumentar. Em Vila Nova de Gaia, por exemplo, toda a frente marítima é percorrida por uma ciclovia, sendo possível pedalar até Espinho. A verdade, é que hoje em dia se quiseres andar de bicicleta já podes escolher a paisagem que mais te agradar, bem como os quilómetros que queres percorrer.

Mais para a frente, iremos apresentar com maior pormenor algumas das ciclovias que existem em Portugal. E também dar algumas dicas sobre como organizar a atividade de bicicleta perfeita. Para já, se queres ficar a conhecer as ciclovias do Porto, organiza um passeio de bicicleta pela scale2go. Até podes fazer uma sequência e em cada dia percorrer cada uma das ciclovias da cidade. Ou então fica atento/a à página da scale2go e vê o que acontece por lá.


Deixar uma resposta

@scale2go 2016