Paragem obrigatório 24 dezembro: ‘Bananeiro’ em Braga

banana-344361_1920

Mais um Natal à porta e nada melhor que partilhar uma das muitas tradições que temos. Ponto de encontro de amigos e familiares fica na famosa rua do Souto, em Braga mais precisamente na loja “Bananeiro”.

A tradição de ir ao “Bananeiro”, umas horas antes da consoada, é uma das tradições mais seguidas pelos Bracarenses e um ponto de encontro para familiares, amigos e aqueles que já não vê há algum tempo, quem sabe desde a última ida ao ‘Bananeiro! Como certamente já adivinharam a tradição envolve comer bananas, numa combinação invulgar já que a mesma será acompanhada por um Cálice de Vinho Moscatel de Setúbal.

A tradição começou há mais de três décadas na loja Casa das Bananas. Nessa época o estabelecimento pertencente a Manuel Rio, era apenas um armazém de bananas, que para atrair mais clientes, montou um pequeno balcão onde se bebia o vinho moscatel. Sempre que um cliente pedia algo para confortar o estômago, o proprietário apresentava-lhe uma banana da casa. À boleia do Moscatel, o filho do proprietário, conhecido na cidade como o “bananeiro”, passou a reunir os colegas de liceu pela altura do Natal, na Casa das Bananas, para brindarem com um cálice de moscatel acompanhado de uma banana.

Muito rapidamente, o que era um convívio de um grupo restrito de amigos e clientes, passou ano após ano, a ser um ponto de encontro dos bracarenses, ricos ou pobres, novos ou velhos, homens ou mulheres.

Atualmente a tradição já não se restringe aos bracarenses e nos dias de hoje a Rua do Souto é inundada por milhares de pessoas, que vão até ao “Bananeiro” brindar o Natal com familiares e amigos.

Por isso nada como iniciar a festividade, no dia 24 de dezembro, das 16h às 20h no “Bananeiro” e brindar com um cálice de moscatel de Setúbal, acompanhado de uma banana.
Bom Natal!


Deixar uma resposta

@scale2go 2016