Os novos mapas de orientação do Parque da Cidade

Orientação: Será que Conheces?

O Grupo Desportivo 4 Caminhos dedica-se à orientação. Já aqui foram vários os textos focados no trabalho deste grupo, responsável pela Porto City Race, evento do qual a scale2go foi um dos patrocinadores oficiais. O novo desafio deste grupo foi colocado pela Porto Lazer. Desenhar mapas de orientação permanentes para o Parque da Cidade. O desafio foi superado e os mapas foram agora lançados. Será que consegues orientar-te?

O Parque da Cidade é o pulmão do Porto e o maior parque urbano do país. São vários hectares de espaço verde, lagos, caminhos e outros tantos lugares, ideais para passeios, prática de desporto, atividades em família, entre outros. Agora o Parque da Cidade ganhou um novo atrativo. Com o apoio do GD4Caminhos, a Porto Lazer disponibilizou para todos um percurso de orientação, com 39 pontos, no Parque da Cidade.

A orientação tem sido uma aposta da Porto Lazer há já algum tempo, e estes novos mapas vêm provar que a aposta tem dado frutos. Se quiseres experimentar podes fazê-lo de 6 formas diferentes. A primeira, e talvez a mais óbvia, é fazer o percurso com todos os 39 pontos. É um percurso extenso e com diversos desafios, mas que vale bem a pena. Se ainda estás pouco familiarizado/a com a orientação, então podes fazer um dos 5 percursos mais pequenos. O primeiro mapa tem 14 pontos de orientação e um percurso de 2km, tudo em apenas um dos lados do parque. O segundo mapa é mais longo em 900 metros, mantendo no entanto os mesmos 14 pontos, mais espalhados pelo parque. O terceiro mapa tem um percurso de 3,2km e 19 pontos que tens que cumprir. O nível de exigência continua a subir no 4º mapa que tem um percurso de 4,4km e 22 pontos de controlo. O 5º e último mapa (excluindo o que incluí todos os pontos) tem um percurso de 5km e 26 balizas.

Seja qual for o mapa que escolhas, já sabes, organiza tudo pela scale2go. E caso ainda não tenhas reparado, existe inclusive um grupo dedicado a atividades de orientação. Podes também juntar-te.

Os vários mapas estão disponíveis na página do Porto Lazer, que podes seguir através do seguinte link. Para utilizares os mapas, tens que pedir autorização ao GD4Caminhos, mas é muito simples fazê-lo. Podes contatá-los através da scale2go, ou então do site deles. Depois de teres o mapa, e de teres organizado a atividade pela scale2go, só tens mesmo que lançar-te à aventura. Em breve, serão também disponibilizados percursos de orientação no Parque de São Roque e no Parque do Covelo.


Deixar uma resposta

@scale2go 2016