Os dias de chuva não te podem desencorajar…

Dicas para correr em dias de chuva

Os dias não estão famosos, a chuva tem chateado bastante e o vento agita os ramos das árvores. O céu está cinzento e o sol já há vários dias que não aparece. Com os dias assim, apetece ficar no sofá e não fazer nada. Mas a chuva não pode, nem deve, impedir que sejas mais ativo/a. Nós ajudamos-te.

A opção mais óbvia em dias de tempo chuvoso é fazer atividades dentro de portas. E as opções são várias, mesmo para atividades desportivas. Mas se costumas correr, não o fazer pode criar um vazio. Só porque está mau tempo não quer dizer que tenhas que deixar de correr, apenas tens que o fazer de forma diferente.

Correr à chuva não faz mal, tens é que estar preparado/a. Claro que isto só se aplica quando a chuva não é muito forte. Em caso de carga de água, o ideal é mesmo não correr no exterior. O primeiro passo para correr à chuva é adaptar a roupa e o calçado. A aderência ao piso não é a mesma com chuva, e a roupa tem que ser impermeável. Não precisas de vestir muita roupa, apenas a adequada.

Este é o primeiro conselho. Adapta sempre a roupa e o calçado às condições meteorológicas. Se o tempo está chuvoso, pode ser necessário alterar o percurso da corrida. Corres sempre pela serra. Num dia de chuva talvez não seja a melhor opção, principalmente se o percurso for sempre por caminho de terra batida. Seleciona um percurso alternativo para a tua corrida.

A chuva pode também condicionar o teu treino, por isso adapta-o. Adapta-o às condições meteorológicas, reduzindo por exemplo a intensidade. Em qualquer atividade desportiva é sempre importante fazer um bom aquecimento, mas quando está a chover, torna-se ainda mais importante. O tempo chuvoso é propício a lesões.

Se mesmo depois destas dicas, achas que correr à chuva não é uma opção, então só resta uma alternativa: correr num espaço fechado. Existem algumas pistas e locais fechados onde é possível correr. A atividade talvez não seja tão agradável porque não é ao ar livre, mas permite que corras sem qualquer impedimento.

Seja qual for a opção, organiza tudo pela scale2go. A atividade de corrida e o percurso. Se não te sentires confiante para organizar uma sessão de corrida à chuva, solicita a atividade e deixa que alguém com mais experiência organize por ti.


Deixar uma resposta

@scale2go 2016