Orientação na Baixa

Orientação

Este domingo, 13 de Setembro, ocorreu mais um Porto em Boa Forma subordinado à temática da orientação. Tudo começou às 10h na Praça D. João I, e apesar do tempo pouco sorridente, o evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas. A scale2go também esteve presente e por isso este post é a experiência em 1ª mão.

Desde Junho que a Câmara Municipal, através da Porto Lazer, organiza o evento Porto em Boa Forma, um conjunto de atividades desportivas que têm como objetivo promover a pratica de desportos. A orientação foi uma das modalidades escolhidas para integrar o programa de atividades, e o Grupo Desportivo 4 Caminhos os encarregados para levar os portuenses a apaixonarem-se pela orientação. Assim nasceu o Orientação na Baixa.

O conceito, criado pelo GD4Caminhos, foi um percurso turístico, com passagem por alguns dos monumentos mais emblemáticos da cidade Invicta. Esta escolha permitiu que à prática e promoção da orientação, fosse possível também aliar o interesse turístico. Quase todos os dias andas pela baixa, mas quantas vezes é que já entraste na Sé do Porto, por exemplo? É que o objetivo desta atividade é esse mesmo. É ensinar o que é a orientação enquanto se descobre um bocadinho mais sobre o Porto. Foi um agradável passeio, que nem a chuva estragou, pela baixa, com paragem em pontos como a Igreja de São Pedro de Miragaia, o Palácio de São João Novo, a Casa do Infante, entre outros. Em cada uma dessas paragens, um posto de controlo com uma baliza e o tradicional sistema de picagem da orientação: um alicate.

O próximo Orientação na Baixa, e último deste ano, ocorre dia 26 de Setembro, às 10h e tem a Praça D. João I como ponto de encontro. Este tem um extra bastante agradável. Coincide com o Porto City Race e por isso está incluído no evento. Uma iniciativa onde a scale2go é um dos patrocinadores oficiais. Para te inscreveres na próxima edição do Orientação na Baixa só tens que ir ao site da scale2go. Se não podes dia 26 e gostas de orientação, não desesperes porque a scale2go não te deixa sem alternativa. Solicita uma atividade de orientação. Tão simples quanto isso. Estamos certos que alguém a organizará por ti. É uma das vantagens da scale2go, há sempre uma alternativa.


Deixar uma resposta

@scale2go 2016