Nem só de Praia Vive o Verão

Não é Só Praia o Verão / Summer is more than Beach

O verão é sinónimo de praia, mar e sol e isso significa também que é sinónimo de banhos e mergulhos, mas há quem não goste de praia, e há também aqueles que até gostam, mas querem fazer algo mais no verão, nas férias. Este texto é para essas pessoas. Para aqueles que estão cansados de fazer sempre o mesmo, e procuram novas ideias. Aqui na scale2go procurámos sempre novas atividades, e de partilhar as mesmas com quem nos segue.

Sim, o verão é a melhor altura do ano. Está calor, os dias são longos e é quando podemos ir à praia, mas há quem não goste. A verdade é que o verão é altura não só para praia, mas também para diversas atividades ao ar-livre, ou até para todas aquelas atividades que estamos sempre a dizer que um dia vamos fazer, mas depois nunca temos tempo. O verão é altura ideal para passear pelos jardins e parques, aqueles que passas todos os dias a caminho do trabalho e que dizes “quando tiver tempo venho cá”, para descobrir a cidade, ir ao cinema, pôr a leitura em dia ou simplesmente descansar.

Jardins e Parques
Somos um país de jardins e parques. A grande maioria é conhecida de poucos, mas estão lá à espera de visitas. E quando dizemos jardins e parques, dizemos também serras e reservas naturais. Os jardins e parques citadinos são bons para passar uma tarde, mas se o objetivo é um fim-de-semana diferente, porque não rumar ao Gerês, ou outro destino, e descobrir trilhos, rios e todo um mundo animal e vegetal. Se o destino for mais citadino, podes caminhar, praticar alguma atividade, e não precisa necessariamente ser desportiva, há sempre alguém no parque, sim por norma são pessoas de mais idade, a jogar cartas ou xadrez. Ou então um piquenique, com direito a toalha xadrez e cesta de verga.

Descobrir a Cidade
Nem sempre conhecemos bem a cidade onde vivemos e às vezes sabe tão bem ser turista na própria cidade. Talvez o verão não seja a melhor altura se vives num destino de praia, mas caso não vivas, podes aproveitar para explorar a cidade. E sim estamos a dizer descobrir os museus e os monumentos, mas também o restaurante que sempre quiseste experimentar, o café, e até mesmo aquelas ruas e ruelas pelas quais nunca passaste por falta de tempo. Ou então aquelas esplanadas e miradouros que publicitam ter a melhor vista sobre a cidade. Em 90% dos casos não é publicidade enganosa, têm mesmo a melhor vista.

Ir ao Cinema
Ficar fechado numa sala, quando o tempo está tão bom fora, talvez não seja a melhor ideia para alguns, mas verão é sinónimo de estreias e mais estreias. E não é só filmes de ação. Existem também outros filmes, e agora por exemplo nos cinemas está a nova versão do “Pátio das Cantigas”, que está a causar furor um pouco por todas as salas de cinema do país, ou o “Um Encontro com o Destino”, que não sendo português, é uma história bem portuguesa. E se ficar fechado numa sala não for mesmo uma opção, há sempre o cinema ao ar-livre (já aqui falamos do festival “Cinema Fora do Sítio”, mas existem também outras opções noutras cidades). Os filmes podem não ser os mais recentes, mas são sempre boas escolhas.

Leitura em Dia
Há os que fazem uma lista dos livros que querem ler, e depois há os que, e acreditem são muitos, vão acumulando os livros que querem ler na mesinha de cabeceira ao pé da cama. Pois bem, o verão é altura para começar a riscar livros da lista ou a diminuir a pilha junto à cama. Não interessa se o livro foi a pechincha que encontraste na Feira do Livro, se foi o amigo que emprestou, ou se é aquele livro que todos andam a falar. O que interessa é que dediques algum tempo a ler um livro. Se não tens lista, podes sempre pegar numa daquelas listas que há na internet de “os livros que tens mesmo que ler” ou semelhante. O Google ajuda-te se não souberes o que ler.

Descansar
Ou então “esplanar”. Pura e simplesmente descansar, deixar as preocupações e os stresses de lado. É sempre bom recarregar energias e forças. E podes fazê-lo em casa, numa esplanada ou jardim, e sim na praia também. Não interessa aonde, desde que descanses.

E depois claro há outras atividades como andar de patins, bicicleta, escaladas, ioga, tai-chi ou semelhante. Mas essas atividades deixámos para outra altura. Porque no verão, se não quiseres ir à praia, há mesmo muita coisa que podes fazer!


Deixar uma resposta

@scale2go 2016