Monte Padrão – Santo Tirso

photo

História, tradição, doçaria, desporto e lazer: tivemos de tudo um pouco no passado domingo quando partimos à descoberta com um grupo de amigos.

Santo Tirso é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto. O seu ponto mais alto, com 527 metros de altitude, situa-se no Alto de S. Jorge, na freguesia de Refojos. A padroeira do concelho é Nossa Senhora da Assunção que possui um orago no monte homónimo sobranceiro à cidade, situado na freguesia de Monte Córdova, um miradouro sobranceiro a todo o Vale do Ave e “cartão de visita” da região, onde se ergue uma imponente capela.

No nosso caso estivemos na área envolvente do Monte Padrão, monte que se situa na margem esquerda do Rio Ave, na Freguesia de Monte Córdova, a poucos quilómetros a Sudeste da Cidade de Santo Tirso. Ficamos fascinados com o Castro que lá existe, classificado como Monumento Nacional desde de 1922, que reúne uma extraordinária importância científica para o estudo do passado longínquo da região. Sabe-se hoje que a mais antiga ocupação registada no Monte Padrão reporta-se ao Bronze Final, período cronológico, a que genericamente corresponde o período de formação da “Cultura Castreja”.

Depois de uma longa caminhada o merecido descanso e nada melhor do que experimentar as diversas iguarias locais, muito bem acompanhadas pelos seus vinhos e licor.

Balanço do dia: recomendamos, e deixamos alguns percursos de sugestão.

unnamed


Deixar uma resposta

@scale2go 2016