Grupo Desportivo 4 Caminhos

Grupo Desportivo 4 Caminhos

Todos os dias nos movimentamos e sabemos que para chegar do sítio A ao B há um trajeto a seguir com pontos de contacto pelo meio. Este é talvez o conceito mais simplista da orientação, um desporto com mais de 100 anos de história, mas recente em Portugal. No nosso país aliás está a edificar-se aos poucos e um dos grande impulsionadores, e responsável pela crescente popularização, é o Grupo Desportivo 4 Caminhos.

Descrever o desporto que é a razão de viver do Grupo Desportivo 4 Caminhos não é fácil. É um desporto dinâmico e as definições têm tendência a ser estáticas. A orientação pode ser a correr ou a andar, sempre com um mapa na mão, mas como se estivesses dentro dele. Só assim te consegues orientar, não porque a bússola não te indique o Norte, mas porque não basta olhar para o mapa, é necessário vivê-lo. No fundo é uma caça ao tesouro feita de pequenos tesouros, assinalados no terreno por balizas, que tens que colecionar.

Em Portugal, a orientação é praticada nos modos Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Corridas de Aventura e Orientação de Precisão. Em qualquer um deles, o Grupo Desportivo 4 Caminhos faz história. E uma história que merece ser contada. Com quase 20 anos de existência, o Grupo Desportivo 4 Caminhos tem-se notabilizado pela sua enorme capacidade organizativa, e testemunho disso são as inúmeras provas que todos os anos organiza, e também aquelas em os seus atletas participam.

O mais recente triunfo para o Grupo Desportivo 4 Caminhos foi a vitória dos orientistas Tiago Leal e Carolina Delgado na Penafiel City Race, 4º etapa do Portugal City Race. Nesta prova, o Grupo está inclusive responsável pela organização da última etapa, a Porto City Race, em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação e com a Câmara do Porto. Este é um evento internacional que irá decorrer entre 25 e 27 de Setembro, e será constituído por três etapas com classificações separadas: Porto City Race by Night (Foz Velha), Sprint (Parque S.Roque) e Porto City Race (CRETour – Pastelaria/Serralves).

Outros eventos relevantes do Grupo são o Norte Alentejano O’Meeting, que em 2016 será pontuável para o ranking mundial; o Trail 4 Caminhos; o Campeonato Nacional de TempO; o Troféu de Orientação Sálvio Nora; o Pre-O Challenge e o Circuito Todos Diferentes, Todos Iguais, uma prova de Orientação de Precisão. Esta é aliás uma área onde o Grupo tem desenvolvido bastante trabalho, com destaque para a parceria com o DAHP – Desporto Adaptado do Hospital da Prelada, e que incluí em todas as suas provas. Em paralelo, participa com os seus atletas em diversos outros eventos e provas nacionais, e num âmbito mais educativo, organiza workshops/ações de formação subordinadas à temática da orientação.

Não interessa o desafio, a cidade ou a natureza da prova, o Grupo Desportivo 4 Caminhos domina a orientação e em cada prova que organiza ou participa coloca sempre o mesmo empenho, a mesma competência técnica e as mesmas matrizes inovadoras. Este é o desporto pelo qual o Grupo corre e em qual todos os dias corta uma nova meta.


Deixar uma resposta

@scale2go 2016