Festival Varandas 2015

Festival Varandas 2015
Facebook Festival Varandas

Já o dissemos no passado, e voltamos a repetir: não acreditem em quem diz que em Agosto não há nada para fazer no Porto. Porque quem diz tal coisa não sabe do que fala, e claramente não conhece as iniciativas que espalhadas por vários pontos da cidade dão dor de cabeça a todos os portuenses. Dor de cabeça porque tornam a missão de escolher o que fazer quase impossível, tantas que são as ofertas. A sugestão para este fim-de-semana: Festival Varandas 2015.

Lisboa tem colinas e miradouros. O Porto, bem o Porto tem varandas e estas são o palco de um dos mais divertidos festivais de artes. Este ano, e para a sua 4ª edição, a baixa da cidade invicta recebe o Festival Varandas. O conceito é simples: uma varanda e um artista. E a performance pode estar ligada às mais variadas artes: música, cinema, poesia ou teatro, entre outras. É a arte a sair à rua e a usar um palco diferente. É que para além das artes performativas, este festival privilegia também a arquitetura ao selecionar varandas icónicas da cidade.

O festival começou no passado dia 31 de Julho e dura até 4 de Setembro. As atuações são sempre às sextas, a partir das 22h. Aos sábados também há atividades, mais dedicadas às famílias. A edição deste ano é consagrada ao cinema, mas não vai exibir qualquer filme. A Sétima Arte vai ser falada através de outras palavras, numa homenagem aos cineastas do mundo, à música, à palavra, à comédia e aos atores.

O programa é variado e já apresentou teatro (“Tá Lá” na Varanda do World of Discoveries de Miragaia) e música (baile “Discos Perdidos” mo Largo da Rua Chã). Esta sexta-feira, 14 de Agosto, o local vai ser a varanda da Principal da Borracha, nos Clérigos, e será com música. Até ao final do festival, haverá ainda performance teatral (21 de Agosto, no Passeio de São Lázaro), contos (28 de Agosto na Rua das Flores) e teatro (4 de Setembro no Passeio das Fontainhas). Nos sábados, para as famílias, há contos, histórias, ginástica e no último dia, que será numa sexta, observação astronómica.

E agora que sabem o programa, é escolher a varanda e ficar de cabeça para o ar e apreciar um festival que não precisa de palco.


Deixar uma resposta

@scale2go 2016