Festa da Broa de Avintes

11053398_943381085738858_11378334826771824_o

A decorrer até ao dia 4 de setembro, em Avintes, contamos-te tudo sobre a rainha de um dos eventos gastronómicos e culturais mais importantes do país, a famosa Broa de Avintes.

Estamos convencidos que já viste o vídeo promocional deste ano e que ficaste com vontade de fazer uma visita. Entre demonstrações culinárias, oficinas, aulas, concertos, peças de teatro entre outros o difícil será decidir em qual dos dias ir. Tradição anual desde 1988, na última semana de Agosto, a vila celebra a festa da broa.

Broa de Avintes que é um pão castanho-escuro, muito denso, com um sabor distinto e intenso, agridoce, feito com farinha de milho e centeio, com um formato de uma torre sineira. O que diferencia a broa de Avintes das outras broas é o facto de ser feita com centeio, cereal que lhe dá aquela cor escura tão característica e, adicionalmente, o maior número de horas que precisa para cozinhar, um processo lento de cinco a seis horas no forno, em forno a lenha, de preferência pinho. Depois de cozida, é polvilhada de farinha. Falar de tradições antigas é falar de “segredos” e de superstições relacionadas com a amassadura e cozedura, envolvendo rezas que, existindo ou não, residirão com certeza, no conhecimento de experiência feito dos panificadores de Avintes, bem como na escolha criteriosa dos materiais utilizados.
Nascida durante o século XVIII fruto da introdução do milho maíz e das condições locais existentes em Avintes, a tradição permaneceu ao longo dos tempos, mesmo depois dos antigos moinhos de Avintes deixarem de ter relevância económica, com o povo de Avintes a manter a sua produção artesanal, o que é sobejamente apreciado por consumidores que cada vez mais procuram produtos genuinamente tradicionais.
Tradição essa que inclusivamente já se transformou em confraria, para defender o produto, nomeadamente em termos de certificação oficial e internacionalização.
Por tudo isto achamos que merece uma visita.

Quinta do Paço, Avintes, Vila Nova de Gaia
GPS: 41.120470, -8.55273
Entrada Gratuita


Deixar uma resposta

@scale2go 2016