Ecopista do Ramal de Famalicão

Ciclovias Norte - scale2go

Andar de bicicleta é saudável e quando o fazes ainda estas a proteger o ambiente. Se te deslocares de bicicleta, deixas o carro em casa e isso significa menos gases poluentes para a atmosfera. Já aqui dissemos que a Portugal tem diversas pistas e ciclovias. Dissemos também que iriamos apresentar-tas todas. Hoje chega-te a 1ª: a Ecopista do Ramal de Famalicão.

Esta é uma ecopista cujos anos de existência ainda não são longos, mas a sua história sim porque é descendente do Ramal de Famalicão. Se és da zona, sabes do que estamos a falar. Se não és, então aqui fica o enquadramento histórico. O Ramal de Famalicão, entre a Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão, fazia parte da chamada Linha da Póvoa que ligava o Porto à Póvoa de Varzim.

A circulação nesta linha durou até ao último dia do ano de 1995. Com o início de 1996 a linha foi desativada, tanto para o transporte de passageiros, como para o de mercadorias. O espaço ficou ao abandono até que os municípios de Famalicão e da Póvoa, em conjunto com a Refer, celebraram um protocolo para reconversão da antiga linha ferroviária. O primeiro a deitar mãos à obra foi o município de Famalicão, seguido pelo da Póvoa. E em final de 2012 a Ecopista do Ramal de Famalicão ficou pronta. São 28 quilómetros de pista que ligam a serra e o interior rural, às praias atlânticas.

A diversidade da paisagem desta pista é claramente um dos grandes atributos que leva muitos ciclistas a percorrer a ecopista. E tu, estás com vontade de pedalar? Vai a scale2go e organiza a tua atividade para a Ecopista do Ramal de Famalicão. Esta é a primeira de muitas pistas que te vamos apresentar. E tu vais querer criar uma atividade para cada uma delas, e depois repetir e repetir!


Deixar uma resposta

@scale2go 2016