Como Organizar Uma Atividade de Pilates

Pilates: Organizar

Com o Outono, chega também o tempo para novas atividades. Não é que não possas continuar com as atividades de Verão, mas mudanças são sempre bem-vindas. E uma dessas mudanças pode ser uma atividade, ou várias, de Pilates. Esta modalidade tem ganho bastantes adeptos ao longo dos últimos tempos e se não sabes como fazer, nós damos-te uma dicas.

Para descrever o que é Pilates tem que se conjugar numa mesma frase alongamento e exercício físico. Porque, e de uma forma simplista, Pilates é um método de alongamento e exercício físico em que se utiliza o peso do próprio corpo para execução dos movimentos. Não precisas de ser contorcionista para praticar Pilates. A técnica utilizada por esta modalidade aposta na reeducação do movimento, utilizando exercícios baseados na anatomia humana, capazes de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular. Também ajuda a melhorar a postura e corrigir a respiração.

E agora a pergunta para jackpot: como é que se organiza uma atividade de Pilates? Se não tens qualquer experiência, e nunca fizeste antes, então o nosso conselho é solicitares uma atividade. No site, dizes o que queres, quando tens disponibilidade e onde te dava jeito. E depois esperas que alguém organize por ti. Se pelo contrário, praticas Pilates regularmente e já te sentes confiante para conduzir as tuas atividades desta modalidade, então lê com atenção o que vamos escrever em seguida, porque vai ajudar-te a organizar a tua primeira atividade de Pilates.

O primeiro passo é determinar o tipo de exercícios que a tua atividade, vai ter. E estes deverão ser no seguimento do que tens vindo a treinar. Se o que sabes é Pilates com recurso a aparelhos, então é esse que deves utilizar. Se é o chamado mat Pilates, então segue esse caminho. Isto vai determinar toda a atividade. Depois de tomada esta decisão, o passo seguinte é escolher o local. Se necessitas de aparelhos para a tua atividade, então terás que escolher um espaço que disponibilize os mesmos. Enquanto pensas na questão da localização, podes começar a planear a tua atividade propriamente dita. Ou seja, que exercícios vais fazer? Qual a duração da atividade? É importante delineares bem o teu plano de exercícios. Assim durante a atividade não terás que parar e pensar qual o movimento seguinte. E claro o material, não os aparelhos, mas o que é que o participante vai precisar. Precisa de levar toalha? Tapete? Esse tipo de informação tem que estar na descrição da atividade.

Assim que tudo isto estiver decidido, resta apenas mais um passo. Como deves imaginar esse passo é acederes ao site da scale2go e organizares a atividade. Dizes o que pretendes fazer, onde e quando. Podes até dar a indicação de mais do que uma data e deixares que os participantes te digam quando têm mais tempo. Depois de criada a atividade, podes partilhar a atividade com os teus amigos, por email, por mensagem ou no Facebook. E no fim, quando concluíres a tua atividade, os teus “alunos” poderão avaliar através da atribuição de estrelas e até de um comentário escrito. Agora que tens as dicas todas, só tens que começar a organizar!


Deixar uma resposta

@scale2go 2016