Barcelos City Race 2016

Barcelos City Race-2

Orientação: depois de termos experimentado já não queremos outra coisa. Por isso no passado domingo, dia 13 de março, rumamos a Barcelos para participar na ‘Barcelos City Race 2016’. Organizada pela Associação Amigos da Montanha a Barcelos City Race é uma prova de orientação urbana, integrada e pontuável para o circuito “Portugal City Race”.

Ao chegar ao Parque da Cidade de Barcelos já era possível ouvir a música da aula de Zumba, que servia o propósito de aquecimento dos mais aventureiros e as delicias de todos os presentes. Com um programa para toda a família as atividades disponíveis incluíam um percurso turístico de orientação, igualmente cronometrado como os percursos de competição, mas onde não havia classificação. Uma espécie de caminhada turística, na qual os mapas tinham uma descrição da história das escolas visitadas. Dentro do Parque da Cidade a organização montou um percurso de iniciação, especialmente desenhado para crianças, famílias, ou para aqueles que procuravam um primeiro contato com a orientação. Finalmente, uma etapa de orientação adaptada, vocacionada para grupos específicos e onde se incluem a deficiência intelectual e as crianças em idade pré-escolar. Se quiseres ter uma ideia de como foi não deixes de ver o vídeo oficial da prova.

No percurso em que participamos fomos desafiados a conhecer duas das escolas recentemente cartografadas bem como parte da frente ribeirinha e centro histórico da cidade. Ao longo de todo o percurso testemunhamos o convívio saudável entre as diversas gerações e entre amadores e atletas que caracteriza a orientação. Com o dia de sol que estava muitos foram os curiosos que admiravam o grupo de pessoas que corria com um mapa na mão, picava uns pontos espalhados pela cidade e que acima de tudo sorriam perante a curiosidade.

Qual o desafio que temos para ti? Fazeres companhia numa das próximas atividades em que vamos participar. Podes acompanhar tudo tornando-te membro do grupo de orientação que criamos para o efeito ou então participando numa das atividades que já temos organizadas: City Race de Braga e Vila do Conde City Race. Nós vamos lá estar. E tu vais querer ficar de fora?


Deixar uma resposta

@scale2go 2016