As Melhores Praias do Centro

Praias Centro / Beaches in the Center

Já escrevemos aqui sobre as melhores praias do norte do país. Mas porque, e apesar de gostarmos muito do norte, Portugal não é feito apenas de uma região, hoje vamos falar das melhores praias do centro. E na realidade não interessa se é norte, centro, sul ou ilhas. Portugal é um país tão especial que todas as praias merecem um e mais um, e mais outro mergulho.

Praia de São Jacinto, Aveiro
Esta praia tem a sua beleza singular no desenho das dunas. Com um areal amplo, está localizada na zona norte da barra da Ria de Aveiro e inserida na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. Não é fácil chegar à praia, mas quando lá se chega, o esforço é mais do que recompensado.

Praia do Palheirão, Cantanhede
Fica a poucos quilómetros da Praia da Tocha e talvez a melhor forma de descrevê-la seja chamar-lhe selvagem. Tem um areal de quilómetros que é acompanhado, em toda a sua extensão, por dunas e mancha florestal. Como é uma praia relativamente isolada, é uma das preferidas para naturismo.

Praia Osso da Baleia, Pombal
Esta praia, segundo as histórias, deve o seu nome a um esqueleto de baleia que terá ali dado à costa. Delimitada pela Mata Nacional do Urso, plantada nos séc. XV e XVI para providenciar madeira para construção de caravelas, esta praia destaca-se por conjugar na perfeição mar e natureza.

Praia de São Pedro de Moel, Marinha Grande
O mar é bravio e isso torna esta praia uma das favoritas dos amantes de desporto que aproveitam o areal para jogar futebol e voleibol. Mas é também apreciada por famílias, que aqui gostam de vir por causa das piscinas oceânicas. É um cenário pitoresco o que esta praia apresenta, abrigada numa concha de casario e muito próxima do Pinhal de Leiria.

Praia da Nazaré
Visitar esta praia é viajar no tempo, pois esta é talvez uma das praias mais pitorescas e tradicionais de Portugal. Quem aqui vai, ainda consegue encontrar as típicas mulheres vestidas com o tradicional traje das sete saias, a secar peixe ao sol. Recentemente, anda na boca do mundo graças às ondas gigantes da praia vizinha, a Praia do Norte.

Praia de São Martinho do Porto
A beleza desta praia vem da baía que lhe dá nome, e que dá também um mar calmo e azul, ideal para banhos. A baía de São Martinho do Porto é o último vestígio de um antigo golfo que aí existia. O areal é extenso e na marginal, uma vida cosmopolita onde se apreciam grandes petiscos.

Praia da Foz do Arelho, Caldas da Rainha
A localização desta praia não podia ser melhor, fica junto à Lagoa de Óbidos e é um lugar de uma beleza única e harmonia com a natureza. É perfeita para a pratica de desportos náuticos, tem um mar calmo o que faz com que seja também a predileta das famílias. Como se isto tudo não fosse suficiente, é também o lugar de eleição para os amantes da natureza devido à rica fauna e flora.

Berlengas, Peniche
A praia é a Berlenga Grande, mas como todo o arquipélago vale a pena, a referencia é às Berlengas. Fica a 10km de Peniche e é desde 1981 Reserva Natural. As praias, em estado quase natural, são de difícil acesso, mas de grande beleza natural e águas de azul cristal. Em tempos, o arquipélago albergou o Mosteiro de São Jerónimo, mas este foi destruído por ataques piratas.

Tal como no artigo das melhores praias do norte, está é uma lista subjetiva e há muitas mais praias para explorar. Claramente que Portugal é um país de praias fantásticas, que são propícias às mais diversas atividades.


Deixar uma resposta

@scale2go 2016