As Melhores Praias do Norte

Melhores Praias Norte / Best Beaches of North

O verão significa sol, praia e mar. E por esse motivo decidimos fazer uma lista das melhores praias do norte do país. Elaborar uma lista das melhores praias é sempre subjetivo. Haverá sempre alguém que discorde, porque os gostos não são todos iguais. Assim, esta é a lista das melhores praias do norte para a scale2go, sugestões marítimas que vão desde Viana do Castelo até Vila Nova de Gaia.

Praia de Moledo, Caminha
É das praias do norte com mais afluência de veraneantes que a escolhem pelas mesmas razões que a nós a incluímos nesta lista: uma beleza única, caraterísticas terapêuticas atribuídas à presença de iodo e o spot ideal para a prática de desportos náuticos como o windsurf, surf ou bodyboard.

Praia do Rodanho, Viana do Castelo
É uma praia em estado puro e esta é a principal caraterística pela qual atraí os banhistas. Longe do bulício urbano, é ideal para apreciar a tranquilidade no meio da natureza e o cenário bucólico que proporciona. A água é bastante fria, mas só custa os primeiros minutos.

Praia da Amorosa, Viana do Castelo
O nome é apropriado, porque é mesmo uma praia amorosa. Fica na continuação do areal da Praia do Rodanho e tem um areal extenso e de areia fina. Na maré baixa formam-se pequenos lagos que permitem descobrir mexilhões, caramujos, camarões, caranguejos e estrelas do mar, entre outros.

Praia da Apúlia, Esposende
Esta praia está inserida na área de paisagem protegida do litoral de Esposende. Tem uma beleza natural como muitas poucas, onde o destaque vai para o recortado feito pelas várias dunas existentes e para a linha de moinhos tradicionais que hoje já se encontram desativados, mas que em tempos produziam o cereal da região.

Praia do Mindelo, Vila do Conde
São aproximadamente 2 km de um areal granítico e fino. Fica junto à zona sul da paisagem protegida do litoral de Vila do Conde e da Reserva Ornitológica do Mindelo. É um dos destinos favoritos de todos os nortenhos.

Praia da Agudela, Matosinhos
A caraterística mais emblemática é o longo cordão de rochas que se estende por quase toda a praia. As falhas no cordão rochoso, formam pequenas enseadas, os locais ideias para mergulhos e banhos tranquilos. A complementar as rochas, inúmeras dunas e um passadiço de madeira.

Praia dos Lavradores, Vila Nova de Gaia
Esta é uma praia semi-urbana pelas construções que existem perto da praia. Para além da localização, bastante acessível, impressiona pelo extenso areal de areia fina e quase dourada, e pelos inúmeros espaços verdes ao longo de toda a praia que convidam a brincadeiras e longos piqueniques.

Praia de Miramar, Vila Nova de Gaia
Dizer que esta praia é icónica é pouco. O areal da praia é longo e ideal para um bom dia de praia, mas o que realmente salta à vista é a Capela do Senhor da Pedra, erguida nuns rochedos à beira-mar. Construída em 1686, começou por ser um local de culto pagão. A tradição diz que a Capela ora pertence ao mar como à terra.

O norte do país não tem a água quente do Algarve, ou o tempo ameno e sem vento do Alentejo e Lisboa. Nas praias nortenhas a água é fria e um para-vento é elemento obrigatório, mas os seus encantos são mais que muitos. O ideal mesmo é juntares os amigos e partires às descobertas. E as atividades que podes fazer são tantas, desde desportos aquáticos, caminhadas, passeios a cavalo, ou simplesmente, ficar na areia a olhar o mar. O que importa mesmo é não ficares em casa.


Deixar uma resposta

@scale2go 2016