As Melhores Praias do Algarve

Melhores Praias do Algarve / Best beaches of Algarve

E na jornada pelas melhores praias de Portugal, estamos agora no sul, no emblemático Algarve, cujo o nome por si só é sinónimo de sol e mar. Aqui estão localizadas talvez as praias mais famosas de Portugal, e também algumas das mais famosas do mundo. Já é habitual em publicações internacionais, nos top 10, ver uma ou duas praias do Algarve. Esta é a lista da scale2go para as melhores praias do Algarve.

Praia de Odeceixe, Aljezur
Situada mesmo na fronteira do Algarve com o Alentejo, esta praia é uma espécie de ilha entre falésias de xisto ao qual vai dar uma calma ribeira, ideal para banhos. O mar, de um azul celeste, por vezes é calmo e outras vezes explode em ondas, a altura preferida dos amantes de surf e outros desportos aquáticos.

Praia do Amado, Sagres
Localizada perto da localidade de Carrapateira, esta é uma das praias preferidas dos amantes de surf e bodyboard, razão pela qual já foi palco de várias provas, nacionais e internacionais, destes mesmos desportos. A praia possui um areal extenso, e reservado, o que a torna também num spot de nudistas.

Praia da Figueira, Salema
O acesso a esta praia é feito a pé, por um trilho estreito e que percorre um dos vales mais bonitos da região. O caminho, por entre área de pinhal e rochedos calcários que albergam grutas, encanta, mas a praia supera. A praia é tranquila, com arribas de cores quentes e ao longe, as ruínas de uma fortificação do séc. XV.

Praia Ponta da Piedade, Lagos
Em 2014 o Huffington Post, conhecido jornal americano, considerou-a a praia mais bonita do mundo, e não se enganou. A praia, em si, não é muito grande, mas a beleza, essa ultrapassa em muito o tamanho do areal. A Ponta da Piedade é um monumento natural da região, de recortadas falésias, e que vale a pena, mesmo que não vás a banhos.

Praia dos Três Irmãos, Portimão
É também conhecida por Praia do Alvor Nascente, está situada a leste da Praia do Alvor, e é uma baía abrigada entre rochedos e que se prolonga por 7 km, tendo por isso um areal extenso. A praia tem uma gruta muito característica que é local ideal para as brincadeiras dos mais novos, e para tu dares longos passeios.

Praia da Marinha, Benagil
O acesso a esta praia é por uma longa escadaria, e ao descer apercebeste imediatamente que esta não é uma praia qualquer. É uma praia com uma beleza única, e mesmo antes de chegares ao areal já não queres outra praia. Tem imensas rochas e túneis naturais. É tranquila e sem grandes multidões.

Praia da Ilha do Farol, Faro
O acesso a esta praia faz-se de barco, que sai de Faro ou Olhão, numa viagem de aproximadamente 40 minutos. A ilha, também conhecida por Culatra, possui um extenso areal, água transparente e uma fauna diversificada, não estivesse a Ria Formosa mesmo ali ao lado. A praia é também o sitio ideal para comeres peixe.

Praia do Barril Tavira
Localizada na Ilha de Tavira, no estuário da Ria Formosa, esta praia tem Bandeira Azul desde 1987, ano em que foi instituído o sistema na Europa. Com um sistema de dunas protegido por passadiços de madeira, para chegares à praia tens que atravessa uma ponte pedonal, ou então aceitar boleia no famoso comboio da praia.

O Algarve é o paraíso das praias e a zona balnear mais conhecida de Portugal. A areia é dourada, as falésias são imponentes, as águas de um azul cristalino e, caraterística mais apreciada talvez, a água é quente. Agora que Portugal Continental já foi percorrido de norte a sul, faltam as ilhas, mas essas praias ficam para outro post.


Deixar uma resposta

@scale2go 2016