As Melhores Praias das Ilhas

Praias Açores e Madeira

E estamos em pleno Oceano Atlântico, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. As listas das melhores praias de Portugal não ficariam completas se não houvesse uma visita às ilhas. É que as praias daqui podem não ter, todas, a areia dourada do continente, mas acredita que o azul celeste em contraste com a areia negra também forma um espetáculo natural único. Por isso, vamos a banhos.

Praia da Formosa, Santa Maria, Açores
É uma das mais apreciadas, e com maior número de banhistas na Ilha de Santa Maria. A água é calma e cristalina, e a areia tão fina que escorrega por entre os dedos. A praia, que é uma baía, está classificada como Reserva de Natural. Aqui podes encontrar o Forte de São João Baptista, ou o Castelo da Praia, antigo forte de defesa contra os piratas, mas hoje em ruínas.

Ilhéu de Vila Franca do Campo, São Miguel, Açores
A cerca de 1km da costa, esta praia é o resultado da cratera de um antigo vulcão submerso. É uma das principais atrações turísticas de São Miguel. Classificada como Reserva Natural, tem uma pequena piscina natural, quase em círculo perfeito, que comunica com o mar por uma estreita abertura chamada de Boquete, voltada para norte e que impede a entrada de agitação marítima.

Praia do Porto Pim, Faial, Açores
A origem desta praia é vulcânica e por esse motivo as areias são escuras. Uma origem também visível nos dois montes que emolduram a paisagem: Monte da Guia e Monte Queimado. Aqui fica a Fábrica da Baleia do Porto Pim, um testemunho da história da ilha e do seu passado industrial, que hoje funciona como centro interpretativo.

Praia de Santa Bárbara, São Miguel, Açores
Esta praia, que fica perto da Ribeira Grande, é uma das praias mais extensas da região, e por esse motivo muito procurada. A paisagem envolvente é única, numa mistura de cores muito característica das ilhas: o negro da areia, com azul cristalino do mar e verde vivo da vegetação. É uma praia muito procurada para a pratica de surf e bodyboard.

Praia de Porto Santo, Porto Santo, Madeira
Um areal muito longo. É assim que se pode caraterizar esta praia, que tem um areal com uma extensão de nove quilómetros, que vai desde a Vila Baleira até à Ponta da Calheta. E todos os quilómetros são de areia fina, uma característica pouco comum nas praias madeirenses. Aqui, dizem, a areia é terapêutica e por isso não te admires se vires alguém enterrado até ao pescoço.

Praia da Fajã do Cabo Girão, Madeira
Se olhares para cima, a 580 metros de altura, encontras o famoso Cabo Girão e a sua plataforma de vidro com uma vista que é tão bonita como é assustadora. Para chegar à praia tens que ir de barco ou então pelo teleférico do Rancho, que não recomendamos a quem tenha vertigens. A praia é pequena, mas com uma beleza única.

Praia da Jamaica, Madeira
O nome é bastante sugestivo e não podia estar mais adequado. Este veio da plantação de palmeiras no passeio que leva até à praia, e que faz mesmo lembrar o país com o mesmo nome. A praia está escondida entre rochedos e coberta de areia negra. Distingue-se não só pelas águas cristalinas, como pela tranquilidade que transmite, muito por culpa da paisagem verde circundante.

Praia do Paúl do Mar, Madeira
Também conhecida por Praia da Ribeira das Galinhas, a Praia de Paúl do Mar é a praia ideal para aqueles que querem fugir do rebuliço citadino e procuram um local para relaxar e apanhar sol. Esta praia, apesar de pequena, tem a vantagem de não costumar estar cheia. É muito procura pelos aficionados da pesca, pois é um excelente spot para pesca desportiva e para apanhar as famosas lapas.

Portugal é país mesmo de encantos mil. Os Açores e a Madeira são a prova de que uma praia para ser paradisíaca não tem que ter necessariamente areia dourada, pode também ter areia negra como a noite. Agora que já percorremos Portugal de uma ponta à outra, só nos resta perguntar-te: em qual delas é que vais mergulhar? Não consegues escolher só uma, pois não?!


Deixar uma resposta

@scale2go 2016