A bicicleta e os percursos do Porto

Ciclovias Norte - scale2go

Já te apresentamos as ciclovias que existem na cidade do Porto. Na área do Grande Porto existem outras ciclovias, e vamos falar delas mais para a frente. O post de hoje é sobre algumas sugestões de passeios que podes fazer no Porto. Vê quais são e depois decide qual vais fazer!

Andar de bicicleta na cidade do Porto ainda não tem o peso que tem em Amesterdão, por exemplo, onde este é o principal meio de transporte dentro da cidade. Ainda não tem essa importância, mas tem cada vez mais adeptos e cada vez mais rouba estrada aos carros. É possível fazer diversos passeios pela cidade de bicicleta. Na realidade, é possível andar por toda a cidade de bicicleta, mas nem todas as ruas são agradáveis de fazer de bicicleta, e claramente nem todas são seguras.

As sugestões que vamos dar neste post não só necessariamente nossas, mas sim fruto de uma pesquisa atenta e da leitura de uma entrevista que a Associação pela Mobilidade Urbana de Bicicleta (MUBi) deu ao Diário de Notícias.

A 1ª sugestão é um passeio desde a Foz até ao coração da cidade. Começa no Passeio do Alegre e segue sempre em sintonia com o Rio Douro. Vais ver que não podes ter melhor acompanhamento. Ao chegares ao Elevador dos Guindais, leva a bicicleta pela mão, ou talvez às costas, e sobe. Chegando à Batalha podes voltar à bicicleta e pedalar até a Santa Catarina e depois descer até ao coração da cidade, os Aliados. Tem em atenção que nesta sugestão não só tens que estar atento/a aos carros, como também aos peões. Vais passar por zonas muito movimentadas.

A 2ª sugestão também acaba nos Aliados, mas começa no Campo Alegre. A vantagem deste percurso é que tem menos confusão, e é mais pequeno, tendo no entanto uma subida que se não estás habituado/a a andar de bicicleta, pode ser complicado. No Campo Alegre, segues pela Rua da Piedade, até chegar à Rua da Torrinha. Quando chegares ao fim, segue para Cedofeita, Praça Carlos Alberto e a partir daí desce para os Aliados. A Rua da Fábrica talvez seja a mais fácil de descer. Mas seja qual for a rua por onde desças, prepara-te que a descida é acentuada.

A 3ª e última sugestão é fazeres um caminho que muito provavelmente já fizeste a pé na noite de São João. Começas na Ribeira e segues ao longo do Rio Douro e depois ao longo do mar. Ao chegares à rotunda da “anémona”, continuas por Matosinhos. A meta deste passeio é o Mercado de Matosinhos, mas caso não queiras pedalar tanto, podes ficar pela Praia do Homem do Leme, a admirar o mar.

Caso não queiras fazer nenhum destes passeios, podes sempre criar o teu, ou então fazer apenas as ciclovias. A decisão é tua. Seja qual for o passeio que escolhas, já sabes organiza tudo pela scale2go e convida os teus amigos, e outras utilizadores, a juntarem-se a ti.


Deixar uma resposta

@scale2go 2016